domingo, 18 de maio de 2014

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

O parque é a maior unidade de conservação do estado, e ocupa quase 1% do território catarinense. Parte dele, na bela Ilha de Santa Catarina!

 O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes. Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.
O nome da unidade de conservação é emprestado de uma das serras da área do Parque, que possui um cume de formato tabular, bastante visível da região de Florianópolis: a Serra do Tabuleiro. 
Essencial para a proteção desse rico ecossistema e toda sua biodiversidade, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro também é de extrema importância por outros motivos.Protegidas pela exuberante vegetação da unidade estão as nascentes de rios como o da Vargem do Braço, Cubatão e D’Una. Esses rios fornecem água para grande parte dos domicílios da Grande Florianópolis e do litoral sul do Estado. O Parque atua ainda, devido a suas características de solo, relevo e vegetação, com um importante regulador climático para essas regiões.
Em Florianópolis, faz parte do parque do Parque a praia de Naufragados, essa porção no extremo sul da ilha, onde só é possível chegar de barco ou através de trilhas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário