Tradição de mais dois séculos introduzida em Florianópolis pelos imigrantes açorianos, as Festas do Divino Espírito Santo começam a colorir as ruas de alguns bairros da cidade. Neste sábado (24), a partir das 10 horas, representações de 13 comunidades reúnem-se em frente à Casa da Memória, de onde partem em cortejo por ruas do Centro Histórico, culminando com o Encontro das Bandeiras do Divino e apresentações culturais no Largo da Catedral. A atividade, que é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Franklin Cascaes, marca a abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo na Capital.
Contando com a parceria cultural da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina e da Irmandade do Divino Espírito Santo de Florianópolis, a programação inclui ainda a participação de comitivas dos municípios de São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Governador Celso Ramos, além de apresentação do coral Vozes do Divino, Grupo Raízes Açorianas e da soprano Claudia Todorov.
A concentração dos participantes inicia às 9horas, em frente à Casa da Memória, na Rua Padre Miguelinho, onde haverá o hasteamento da bandeira do Divino e bênção dos pãezinhos que serão distribuídos à população durante o desfile pela região central. O roteiro do cortejo inclui passagem pelas ruas Arcipreste Paiva, Felipe Schmidt (calçadão), Sete de Setembro, Conselheiro Mafra, Mercado Público, Praça XV de Novembro e Rua dos Ilhéus, encerrando no Largo da Catedral, onde as comunidades festeiras se confraternizam.
Patrimônio cultural
Instituída pela Lei Municipal nº 8010/2009, a abertura do calendário de festividades tem como objetivo divulgar e fortalecer as Festas do Divino, que ocorrem de maio a setembro em 13 comunidades da Capital e em dezenas de municípios catarinenses. Registrada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina pela Lei Estadual nº 15.731/2012, essa manifestação foi introduzida pelos imigrantes açorianos que chegaram ao estado no século 18.
Mesclando elementos religiosos, profanos e folclóricos, a Festa do Divino é comemoradaa partir das celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), envolvendo um expressivo conjunto simbólico que traduz a devoção ao Espírito Santo. Os festejos abrangem peditórios, novenas, promessas, oferendas, folguedos populares, bailes, folias e cantorias. Contemplam também a procissão da corte imperial e a cerimônia de coroação do Imperador – principal momento da festa, que tem como símbolos a coroa, o cetro, a salva e a bandeira.
Este ano, em Florianópolis, a maioria das festas acontece em junho. As primeiras ocorrem nas comunidades da Lagoa da Conceição, Monte Verde, Ribeirão da Ilha, Prainha, Trindade, Estreito, Rio Tavares e Pântano do Sul (junho). O calendário contempla ainda as festividades do Campeche (julho), Barra da Lagoa (agosto), Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras (setembro). A programação completa do Ciclo do Divino 2013 está disponível no site da Fundação Franklin Cascaes ( www.pmf.sc.gov.br/entidades/ franklincascaes ).
O Quê: Abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo 2014
Quando: sábado (24 de maio) – das 9h às 12h
Onde: Rua Padre Miguelinho – Centro
(em frente à Casa da Memória)
Quanto: gratuito
PROGRAMAÇÃO / ABERTURA
24 de maio (sábado) – Centro
*Abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo 2014
Local: Rua Padre Miguelinho, 58 - Centro / Em frente à Casa da Memória
9h – Concentração dos festeiros e cortejos das comunidades
Rua Padre Miguelinho (em frente à Casa da Memória)
10h – Hasteamento da Bandeira do Divino e bênção dos pães
11h – Desfile de cortejos das Festas do Divino pelas ruas centrais da cidade
– Encontro das Bandeiras do Divino e apresentações culturais no
largo da Catedral
12h – Confraternização das comunidades / abertura do Ciclo do Divino 2014
(Em caso de chuva: interior da Catedral Metropolitana)
FESTAS NAS COMUNIDADES
Junho
Monte Verde, Ribeirão da Ilha e Lagoa da Conceição (6 a 8/06)
Prainha (7 e 8/06)
Trindade (6 a 15/06)
Estreito e Rio Tavares (13 a 15/06)
Pântano do Sul (28 e 29/06)
Julho, Agosto e Setembro
Campeche (19 e 20/07)
Barra da Lagoa (29 a 31/08)
Santo Antônio de Lisboa (5 a 7/09)
Rio Vermelho (12 a 14/09)
Canasvieiras (26 a 28/09)
Nenhum comentário:
Postar um comentário