Hoje ela completa 88 anos, e está sendo restaurada. Desde a inauguração mudou a história da cidade!
Nesta última foto o trapiche Miramar, onde hoje existe um monumento na praça Fernando Machado, e ao fundo a então recém inaugurada ponte Hercílio Luz!
Parece incrível imaginar que 88 anos atrás só de barco pra chegar na ilha de Santa Catarina! A ponte foi construída para substituir o antigo sistema de balsas. A construção começou em novembro de 1922, e a inauguração foi em 13 de maio de 1926, ano da foto acima! Um alívio para os 40 mil habitantes que Florianópolis tinha na época.
É a maior ponte pênsil do Brasil e uma das maores do mundo.
Tombamento
Desde que foi fechada, em 1982, por medida de segurança, a Ponte Hercílio Luz serviu apenas de cartão postal, como ponto de referência e para embelezamento da cidade. Reaberta em 15 de março de 1988 somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, foi novamente fechada por completo em 4 de julho de 1991, depois que um relatório de análise de viabilidade da reabertura do tráfego da ponte foi apresentado em fevereiro de 1990.
O pesadelo do desabamento tornou-se constante na vida das pessoas. Esse temor, entretanto, foi eliminado justamente no dia em que a ponte completou 71 anos de idade. A obra clássica da engenharia internacional foi tombada como patrimônio histórico e artístico.
O mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade. Na área também estão situados o Museu da Ponte e o Parque da Luz (Florianópolis).
Restauração
Uma parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis em 2005 proporcionou o início das obras de restauração da ponte Hercílio Luz. O prazo máximo para a entrega da restauração era 13 de maio de 2012, quando a ponte completasse 86 anos. Mas a burocracia, aliada à mudança no comando do governo do estado, fez com que as obras atrasassem. O novo prazo de entrega é dezembro desse ano!
Abaixo uma seleção de fotos da ponte Hercílio Luz já publicadas na nossa página. Os autores estão identificados nas fotos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário