segunda-feira, 21 de abril de 2014

Parque Municipal da Lagoa do Peri

Na série sobre os lugares protegidos de Florianópolis, o assunto hoje é o belíssimo Parque Municipal da Lagoa do Peri!



Criado por Lei Municipal em 1981, é pioneiro como modelo de infra-estrutura de lazer e de educação ambiental aliada à preservação do meio ambiente.
Com área de 2.030 hectares (ou seja, mais de 20km²), está inserido em um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica e abriga a maior lagoa de água doce da costa catarinense, a Lagoa do Peri, com cinco quilômetros quadrados de espelho d'água.
Conta, ainda, com três trilhas ecológicas, que podem ser visitadas com acompanhamento de profissionais cadastrados, por meio das quais pode-se conhecer córregos, praias, sítios históricos, cachoeiras, além da rica flora e fauna local.



O Parque da Lagoa do Peri possui três áreas distintas:

• Uma área de lazer com infraestrutura para os visitantes;
• Uma área de reserva biológica, com várias espécies vegetais como palmiteiro, cedros, gerivás e também várias espécies de animais, como jacarés, cágados, aves exóticas. Algumas dessas espécies, inclusive, pertencem à lista de animais em extinção, exemplo da lontra e do jacaré do papo amarelo;
• Uma área de paisagem cultural, onde estão os assentamentos dos descendentes dos primeiros colonizadores açorianos, com seus engenhos de farinha e cana de açúcar.





UM CHARME A MAIS

O nome Peri, vem do grande escritor francês, Antoine Saint-Exupéry, autor de várias obras. inclusive o belíssimo "Pequeno Príncipe". Além de escritor, ele era piloto da hoje Cia Aérea Air France, e costumava pousar no sul da ilha de Santa Catarina, onde fez amigos. No linguajar local, Exupéry foi se transformando até virar "Peri"!


Nenhum comentário:

Postar um comentário