quarta-feira, 30 de abril de 2014

Hora de pensar no sul da ilha

 

 Belíssima por natureza, nossa cidade é privilegiada e apesar da explosão demográfica acima da média nacional nas últimas décadas, mantém alto índice de preservação. A Ilha de Santa Catarina, onde está a maior parte do município, tem quase metade de seu território (42%)  declarados como Área de Preservação Permanente, talvez o maior percentual de prevenção em todo o país. E isso certamente ajudou a conter pelo menos um pouco o furor da especulação imobiliária.

                                             foto / heverson santos

Mesmo assim, o norte da ilha principalmente, sente os efeitos de uma ocupação completamente desordenada. Começando pela rodovia que levou o "desenvolvimento" para a região: a SC 401. Uma rodovia duplicada às pressas vinte anos atrás para cobrança de um pedágio que na prática nunca virou realidade....Bem mas esse não é o foco.

É preciso planejar a partir de agora. É preciso definir com urgência as regras no Plano Diretor para evitar uma nova onda de crescimento depredador. E tudo aponta que o crescimento populacional agora será o sul da ilha - região mais preservada da cidade até agora.

O gigante Parque Municipal da Lagoa do Peri é uma garantia de preservação.
Nesse momento em que a cidade optou pela construção de um elevado no trevo do Rio Tavares, e uma nova estrada está em construção ligando a região do aeroporto definitivamente à Tapera, é urgente definir regras que mantenham a preservação nesse belo pedaço sul da nossa ilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário