Mergulhadores recolhem lixo do mar - numa das maiores reservas biológicas marinhas do país
A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é constituída pelas ilhas de Galés, Arvoredo e Deserta e pelo Calhau de São Pedro. Ocupa uma área de 17 600 hectares com o objetivo de preservação integral. Uma amostra representativa dos ecossistemas da região costeira ao norte da ilha de Santa Catarina, suas ilhas e ilhotas, águas e plataforma continental, com todos os recursos naturais associados, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, com exceção das medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.
Mesmo assim, costões e o fundo do mar tiveram que passar por um grande trabalho de limpeza devido ao lixo acumulado.
|
foto ilustrativa |
No último fim de semana um grupo de mergulhadores, amadores e profissionais, decidiu dedicar o dia à limpeza do mar. Uma iniciativa da Associação Náutica Catarinense, apoiada pelos Bombeiros e Instituto Chico Mendes.
Redes, garrafas e restos de embarcações foram recolhidos lá do fundo das águas cristalinas. As redes são uma verdadeira ameaça. Uma lagosta estava totalmente enrolada numa delas e, não fossem os mergulhadores, estava condenada à morte. Confira a reportagem em vídeo exibida pela RBS TV no link abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário