A Prefeitura de Florianópolis inicia nesta terça-feira um trabalho inédito de desassoreamento dos principais rios que compõem a Bacia do Rio Itacorubi, na Ilha. Depois de mais de um ano de projetos visando o licenciamento ambiental, os técnicos iniciam a retirada de materiais que obstruem a circulação das águas dos Rios Itacorubi e Sertão, contribuindo para o alagamento de ruas e casas durante os dias de chuva forte.
“Esse é um trabalho muito importante não apenas pela questão ambiental, já que, com o desassoreamento, o manguezal do Itacorubi será muito beneficiado, mas também pela melhoria na qualidade de vida de milhares de moradores da região da Bacia do Itacorubi, que atualmente têm que conviver com os riscos de alagamentos e, em muitos casos, com o mau cheiro das águas represadas”, afirmou o prefeito Cesar Souza Júnior, lembrando que a previsão para os meses de julho, agosto e setembro é de chuvas fortes.
Serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão no trabalho, recursos do governo federal repassados pelo Ministério das Cidades. A estimativa é retirar aproximadamente 75 mil metros cúbicos de detritos dos dois rios, trabalho que deve durar entre oito e 12 meses de execução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário