Agora, para conhecer um dos principais pontos turísticos da Serra Catarinense é necessário marcar a visita com dois dias de antecedência. O objetivo da nova regra, segundo a secretaria de turismo, é para garantir a segurança das pessoas que desejam conhecer o Morro da Igreja e a sua famosa Pedra Furada, no Parque Nacional de São Joaquim, em Urubici. São disponibilizadas apenas 200 autorizações por dia e a visitação continua gratuita.
O cálculo para o número de autorizações foi realizado com base no número de vagas disponíveis para estacionamento, o tempo médio de permanência do turista no atrativo e o tempo que o portão da aeronáutica permanece aberto. O número limitado de visitações é para veículos de qualquer porte, com exceção de motos e bicicletas. Pedestres, motoqueiros e ciclistas também precisam pegar a autorização, mas o número não será limitado nestes casos.
De acordo com a prefeitura, a regra foi implantada após ser cogitado pela aeronáutica o fechamento do local, que fica em área militar. O motivo seria a falta de segurança, já que antes as passagens de entrada e saída do parque ficavam bloqueadas pelo número elevado de carros, impedindo uma saída de emergência, por exemplo.
O novo sistema foi implantado em novembro de 2013, na baixa temporada, para todos os ajustes fossem terminados a tempo, e ainda não foi sentido pelos turistas. Mas, segundo a secretaria de turismo de Urubici a mudança só tem como repercutir positivamente no turismo local.
— Tivemos um caso em que o visitante se sentiu mal e pelo número muito grande de carros a ambulância não conseguiu chegar. Tivemos que coloca-lo em um carro e pedir que as pessoas se afastassem para que pudéssemos levar o homem até o socorro. As medidas que adotamos visam evitar situações como esta —, explicou Michel Omena, chefe do Parque Nacional de São Joaquim.
A ideia, segundo a prefeitura, é que em 2015 a mudança ganhe vans para o transporte dos visitantes até o topo do morro.
Hotéis e pousadas já estão avisando os clientes no momento em que agendam suas hospedagens. Caso queira agendar diretamente a visita, ligue no telefone: (49) 3278-4994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário