Santa Catarina sediará o II Encontro Regional Sul de Políticas Públicas para a População LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) entre os dias 5 e 6 de junho.
O encontro, que será realizado no Plenarinho Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), é uma ação do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores Estaduais e Municipais de Políticas Públicas para a População LGBT (Fonges) e terá organização local do Governo do Estado, por meio das Secretarias da Casa Civil; Assistência Social, Trabalho e Habitação; Educação; Justiça e Cidadania; Saúde; Segurança Pública; e Turismo, Cultura e Esporte.
De acordo com o Fonges, o objetivo dos encontros regionais é aproximar os gestores, conhecer a realidade regional e traçar estratégias conjuntas para fortalecimento da política LGBT nos Estados e municípios. Em Santa Catarina, a programação (detalhes abaixo) contará com uma conferência a respeito do cenário político dos Estados da região Sul relacionado ao público LGBT; mesa redonda sobre o fortalecimento das políticas públicas para o enfrentamento à homofobia no Sul do país; apresentação de experiências sobre o combate ao preconceito; avaliação sobre os conselhos, coordenadorias e planos LGBT; além de uma avaliação por parte do público jovem LGBT. Ao final do encontro, no dia 6, será realizada a eleição da Diretoria Regional do Fonges.
Segundo a diretora de Direitos Humanos da Secretaria da Casa Civil, Dirlei Maria Kafer Gonçalves, representante do Estado no Fonges e uma das organizadoras do II Encontro Regional Sul, o Governo de Santa Catarina tem dado apoio às políticas públicas relacionadas ao público LGBT. “Podemos destacar a organização da II Conferência Estadual LGBT; o projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa para a criação do Conselho Estadual LGBT; e o grupo de trabalho de segurança pública relacionado ao público LGBT, fruto da assinatura de um termo de cooperação entre o Governo do Estado e o Governo Federal para Articulação e Implementação de Políticas Públicas de Enfrentamento às Homofobias no Brasil”, observa Dirlei.
Na avaliação da diretora, o Encontro Regional Sul servirá também para facilitar o alinhamento entre as ações dos Governos Estaduais do Sul (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná) e as prefeituras. “As políticas públicas para LGBT são bastante recentes no país, por isso é extremamente importante a participação dos municípios no fortalecimento das ações”, explica Dirlei. O primeiro Encontro Regional Sul do Fonges foi realizado em Curitiba no ano de 2012 e em 2013 ocorreu em Porto Alegre o 1º Simpósio de Políticas Públicas LGBT.
SAIBA MAIS:
O quê: II Encontro Regional Sul de Políticas para a População LGBT
Quando: 5 e 6 de junho
Onde: Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis
Público alvo: gestoras e gestores estaduais (Governo do Estado) e municipais (prefeituras) de políticas públicas para a população LGBT dos Estados de SC, RS e PR.
PROGRAMAÇÃO:
DIA 05/05
12h às 13h30 – Credenciamento
13h30 às 14h – Abertura
14h às 14h45 – Conferência“Em defesa do Estado Laico, da cidadania e dos direitos humanos de LGBTs: cenário político nos Estados da região Sul”.
14h45 às 15h30 – Debate
15h30 às 16h – Coffee break
16h às 16h45 – Mesa Redonda“Fortalecendo políticas públicas para LGBT: panorama e perspectivas para o enfrentamento à homofobia na região Sul”.
16h45 às 17h30 – Debate
17h30 às 18h30 – “Liberdade abra as asas sobre nós” – apresentação de experiências no combate à homofobia.
DIA 06/05
9h às 10h45 – Avaliando estradas e construindo pontes...
* Sistema Nacional LGBT – um bate papo sobre conselhos, coordenadorias e Planos LGBT;
* Cidadania Trans: entre as ruas e os espaços de gestão;
* Juventude LGBT: interfaces na educação, saúde, segurança pública, assistência social, justiça e cidadania, turismo;
10h45 às 11h – Coffee break
11h às 12h – Debate
12h às 13h – Encaminhamento do Encontro Regional
13h às 14h – Almoço
14h às 14h30 – Eleição da Diretoria Regional
Nenhum comentário:
Postar um comentário