segunda-feira, 5 de maio de 2014

Um paraíso que preserva a vida

Tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Florianópolis, a Costa da Lagoa, com cerca de 3,5km de extensão, é praticamente toda enquadrada com Área de Preservação Permanente. Viva!



Na série sobre os lugares preservados de Floripa, Costa da Lagoa! Uma área formada por descendentes de açorianos, portugueses, espanhóis e africanos. A população está distribuída em 6 pequenos núcleos (Vila Verde, Praia Seca, Vila, Costa de Cima, Saquinho e Baixada). É uma colônia de pescadores, que nos séculos XVIII e XIX alcançou grande prestigio em função da produção de mercadorias locais, que eram intercambiadas com a Lagoa da Conceição e outros núcleos populacionais. 

Por sua formação histórica e geográfica o povoamento da Costa da Lagoa apresenta um patrimônio cultural com mais de 200 anos, com engenhos, casarões, utensílios agrícolas e de pesca, além de aspectos culturas como os hábitos, costumes e a linguagem.

Por apresentar características peculiares, a região da Costa da Lagoa é tombada pelo Patrimônio Histórico e Natural do Município, sendo constituída quase em sua totalidade por Área de Preservação Permanente – APP.
A Costa da Lagoa, comunidade da Bacia da Lagoa da Conceição, localiza-se na porção noroeste da mesma, entre as coordenadas 27° 34”LS e 48° 27” LW e estende-se por 3,5 quilômetros em sentido norte-sul.





Nenhum comentário:

Postar um comentário