terça-feira, 6 de maio de 2014

Exposição relembra aspectos da ilha das décadas de 20 e 30

Mostra acontece no Palácio Cruz e Sousa e reúne fotos, totens, maquetes de aviões e mapas utilizados pelos pilotos entre as décadas de 1920 e 1930. É a memória da Companhia de Correios Aéropostale


Antoine de Saint-Exupéry era um dos pilotos da Cia!

A história da companhia francesa de correio aéreo, conhecida como Générale  Aéropostale será contada em uma exposição. A mostra traz ao Palácio Cruz e Sousa, fotos, totens, maquetes de aviões e mapas da época em que os pilotos aterrissavam em Florianópolis, entre as décadas de 1920 e 1930, para entregar correspondências, descansar ou reabastecer, durante as viagens entre a América do Sul, a França e a África.
Realizada pela Amab (Associação Memória da Aéropostale no Brasil) e o Raide Latécoère, a mostra apresenta pela primeira vez o acervo catarinense da companhia criada por Pierre-Georges Latécoère em 1918, na cidade de Toulouse, na França. Em território brasileiro, além da base de hidraviões em Fernando de Noronha, a companhia teve escalas em Natal, Recife, Maceió, Caravelas, Vitória, Rio de Janeiro, Santos, Porto Alegre, Pelotas e Florianópolis.
Na ilha, a presença da empresa ainda permanece viva, por conta da preservação  do antigo terreno de pouso e o casarão dos pilotos, que já teve seu restauro aprovado pelo Ministério da Cultura para ser transformado em centro cultural, mas que ainda abriga a intendência do Campeche. A Aéropostale, também teria sido a responsável pela passagem de um dos pilotos mais famosos da companhia,  Antoine de Saint-Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe” (1943).


Serviço
O quê: Exposição “Memória da Aeropostale”
Quando: Visitação de 6/5 a 8/6 das 10 às 17h
Onde: Palácio Cruz e Sousa, Sala Martinho de Haro, Praça 15, 227, Centro, Florianópolis
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário